Ontem andava de bicicleta e pela primeira vez me dei conta, ao passar pelo calçadão de Londrina, que o Coreto foi destruído, é meus amigos, Londrina agora não tem mais um pedacinho da história destruído por mais projeto sanitarista, por que sanitarista?
Porque a justificativa de tirar o bonitinho coreto é que os comerciantes ali do começo do calçadão reclamavam que alguns “mendigos” estavam dormindo no local, então simplesmente a prefeitura foi lá e retirou o coreto, simples assim. Ora, a praça não é do povo, e mendigos não são o povo, e não se pensa num modo de resolver a questão. Tá, mas e agora? E se os “mendigos” começarem a dormir nas marquises das lojas? Vão derrubar as lojas também? Acho que não né. Pois é, talvez eles coloquem uns arames farpados durante a noite, cercas elétricas, o que não pode é gente dormindo ali, podem dormir na puta que pariu, mas ali não, podem morrer de frio, ficar na chuva, cagar na rua, desde que não atrapalhem seus negócios. Meu, e quem vai deixar de comprar numa daquelas lojas, porque durante a noite alguns mendigos dormem ali, o mais incrível é que eu nunca vi ninguém dormir ali, e olha que sempre passo por ali a noite, e mais ainda durante o dia, mas ta, eles dormiam, e aí?
A questão central é que o poder público não consultou ninguém para efetuar a obra que beneficia, se é que beneficia, apenas meia dúzia de comerciantes, o calçadão perde mais um pouco de seu encanto, perde mais um pouco de sua história, aqui em Londrina nunca se pensa no patrimônio arquitetônico da cidade. O processo de revitalização das praças do centro da cidade é lento, só se tem rapidez quando é pra tirar hippies ou artesãos dos lugares em que fazem seus pontos, como no caso, quem é de Londrina lembra, da praça la do lado da catedral, quando foram expulsos os artesãos que a décadas vendiam seus produtos ali, aliás uma mão na roda, quem já foi no espaço para onde eles foram transferidos? Eu nem sei onde fica.
Parece que quem ta mandando e desmandando nessa revitalização é a ACIL (associação comercial e industrial de Londrina), só se observam os interesses dos grandes comerciantes e nada mais. È uma pena que não temos mais um coreto em nossa cidade, quem viu viu, quem não viu já era.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
é q Londrina gosta mesmo de "inventar a tradição" ao mesmo tempo em que desmorona tudo aquilo que simbilze o "atraso"e o "passado". As coisas se constroem muito rápido aqui, vc deixa de passar numa rua um mês e ela já não é a mesma depois: um prédio, uma praça, um rotatória inútil(aquela indo pro shopping, pra quê?) e a demolição de um coreto perdido cheio de mendigos.
puxa, cabelo! muito foda isso. faço coro à sua indignação!!!
Oi cabelo. Deixa eu me meter um pouquinho nessa discussão. Primeiro o meu ponto de vista é de que aquele coreto tinha que ser derrubado mesmo. Não pelos mendigos, mas simplesmente pela falta de função dele. O coração do calçadão é na frente do BB e tudo acontece lá. Até as malditas bandinhas tocam lá e não no coreto.
Outra coisa. Aquilo não tem valor arquitetônico nenhum. O coreto tem pouco mais de 15 anos e foi construído pelo glorioso prefeito Antônho Belinati. Ou seja, numa época onde já nem se utilizavam mais coretos. Nem em Bela vistga do Paraíso!
Na época o motivo (oou desculpa para gastar grana pública) era trazer bandas marciais de todo o país e ainda impulsionar apresentações do grupo do Champagnat e tals.
Portanto, na minha opinião, o coreto foi embora e foi tarde. A nossa preocupação tem que ficar mesmo com esse outro ponto que você tocou, que é a revitalização do calçadão. Isso sim pode influenciar muito a cara de Londrina. Se bem que a aquele piso e as luminárias são todas copiadas de Curitiba. Mas isso é outra história...
grande abraço e aparece na vila para a gente jogar um joguinho de porrada!
entendo fernando, são boas as suas colocações, no entanto, apesar do jovem coreto, dado que eu não conhecia, tem uma função histórica, o problema central, além do patrimonio, é a política sanitarista de "limpar" o centro da cidade,assim como foi feito com os artesãos que ocupavam a praça ao lado da catedral. Desse modo se postergam soluções para enfrentar o problema dos moradores de rua, argumento central para a retirada do coreto, porque utilidade você pode criar, só que aí é trabalho dobrado, buascar solução para os moradores de rua e desenvolver atividades no coreto, que apesar de jovem, sempre traz uma carga romântica. então de uma só vez com sua retirada, o poder público se livra de dois trabalhos. Ao invés disso a prefeitura poderia estar se concentrando na revitalização da praça rocha pombo ( ao lado do terminal) e fazer um trabalho consistente envolvendo aquela população marginalizada que ali se encontra ( profissionais do sexo, meninos de rua - uso este termo mas é contraditório, enfim...- e moradores de rua) essa população poderia estar sendo "educada" para desenvolver atividades nesses espaços, atividades que poderiam estar vinculadas ao resgate histórico do centro antigo, enfim é uma idéia, entre muitas que podem existir. O que não dá é para aceitar que a revitalização do centro siga apenas a interesses de mercado e da ACIL. POrque que não montaram uma bandinha com os moradores de rua, eles podiam tocar lá mesmo. poderia se chamar Mal Trapilhos Lonely Hearts Club Band.
Tem toda razão, Cabelo. Pode ser simbólico esse lance da derrubada do coreto. Uma idéia de limpar o centro de forma que atenda apenas o comércio.
Mas acho que aquele coreto tinha que acabar mesmo, até porque ele nunca representou nada para a cidade. Londrina não tem tradição de coreto, apesar da gente já ter tido um monte de prefeito Odorico Paraguaçu. Era um obstáculo visual e agora existe uma sensação de maior amplitude do nosso calçadão curitibano.
Mas vamos ficar de olho para saber se a revitalização do centro vai significar melhoria de vida para aquela população que vive na região e não mora nos prédios. Sua observação me deu mais um argumento para questionar autoridades. Obrigado por isso.
em tempo: Demais essa idéia dos maltrapilhos lonely hearts club band. eu ia ser fã!
então fernado, vou observar essa nova estética ali do pedaço com mais calma também...talvez tenha ficado mais bonito.
Entaum, agora será que vai acabar a concha também? Porque sempre foi lá que vejo pessoas dormindo.Lá perto só tem o Jaime, e ninguém que frequenta o Jaime deve se incomodar muito com quem tá dormindo lá. Imagina se eles resolvem sanitarizar o Jaime??!!!!
Postar um comentário